padrão, definido internacionalmente como sendo uma mistura de irídio e platina e encontra-se no Escritório Internacional de Pesos e Medidas, localizado em Paris (França).
O peso () de um corpo é resultado da atração gravitacional entre a Terra (ou outro planeta qualquer) e um corpo de massa m.
Todos os corpos que são abandonados de certa altura caem em direção ao centro da Terra solicitados exclusivamente pela força peso, com certa aceleração denominada aceleração da gravidade ().
Se a força peso for a resultante das forças que agem sobre o corpo de massa m, a equação da lei fundamental da dinâmica
F= M.A transforma-se em P=M.G ou, em módulo (intensidade) P = m.g.
Unidades no SI:
P --- intensidade da força peso (N)
m --- massa do corpo (kg)
g --- aceleração da gravidade (m/s2 ou N/kg)
Como o campo gravitacional da Terra é variável o peso de um corpo varia de local para local, aumentando do equador aos polos e diminuindo com a altitude.
Em pontos próximos à superfície da Terra, desprezando-se a resistência do ar,os corpos cem com aceleração variável próxima de 9,8m/s2 que, quando não for especificada podemos considerar como sendo de 10m/s2.
Como o valor de g varia de planeta para planeta e como P=m.g, com m invariável, o peso de um corpo também varia conforme o planeta.
A massa de um corpo é uma grandeza fundamental e que pode ser medida por comparação com massa padrão utilizando uma balança de pratos, onde colocamos num dos pratos a massa que queremos medir, e no outro,
Nenhum comentário:
Postar um comentário