domingo, 19 de outubro de 2014

Resistência Elétrica

é a propriedade do condutor que mede a oposição* à passagem da corrente elétrica. Esta corrente pode encontrar maior ou menor dificuldade ao passar por uma carga. Assim, quanto maior o valor da resistência menor será a intensidade da corrente e, quanto menor a resistência, maior a corrente.
         A resistência elétrica representada pela letra “R” é medida em Ohm, cujo símbolo é a letra Grega “Omega*”.
         A resistência elétrica pode ser aplicada de diversas formas, tais como: em lâmpadas incandescentes; fusível; ferro de passar roupa e muitos outros.
         A resistência de um fio é definida como sua oposição à passagem de elétrons. Quatro fatores determinam a resistência de um fio: seu comprimento, a área da seção transversal*, a temperatura e o material. As substâncias metálicas, em geral, são classificadas como bons condutores de eletricidade.
Comprimento do Material - quanto maior o comprimento, maior será a resistência elétrica do material.
Á rea de Seção Transversal - quanto maior a área, menor será a resistência elétrica do material.
Resistividade do Material - os materiais com pequeno número de elétrons livres em seus átomos, à uma temperatura ambiente, possuem resistividade* maior. Já os que possuem muitos elétrons livres, como os metais em geral, são bons condutores, logo, possuem baixa resistividade.
Temperatura - para a maioria dos materiais, a resistência elétrica aumenta à medida que a temperatura aumenta.

Os resistores são encontrados em diversos aparelhos eletrônicos como, por exemplo, televisores, rádios e amplificadores.

Um resistor pode ser definido como sendo um dispositivo eletrônico que tem duas funções básicas: ora transforma energia elétrica em energia térmica (efeito joule), ora limita a quantidade de corrente elétrica em um circuito, ou seja, oferece resistência à passagem de elétrons.

Os resistores são fabricados basicamente de carbono, podendo apresentar resistência fixa ou variável. Quando os resistores apresentam resistência variável passam a ser chamados de potenciômetros ou reostatos.

Encontramos resistores mais comumente nos chuveiros elétricos, nos filamentos das lâmpadas incandescentes, em aparelhos eletrônicos, etc.

Basicamente os resistores são representados da seguinte maneira:
Representação de resistores
Representação de resistores
Podemos então definir a resistência elétrica da seguinte maneira:
Onde:
R – é a resistência elétrica medida em ohm (Ω)
U – é a tensão medida em volt (V)
i – é a corrente elétrica medida em ampère (A)


Tensão Elétrica
 também conhecida por Potencial elétrico, é a quantidade de cargas elétricas em um corpo. Se dois corpos têm quantidades diferentes de carga e, portanto, potenciais diferentes, há entre eles uma diferença de potencial.
         Para facilitar, a partir de agora, sempre que tratarmos dessa força, vamos chamá-la de tensão elétrica ou simplesmente tensão. Alguns autores gostam mais de chamá-la de voltagem ou ainda de diferença de potencial. É a mesma coisa.
         A Tensão elétrica é representada pela letra “E” ou também pela letra “V”. A tensão é medida em volts, cujo símbolo é “V”.
         Para fazermos com que os elétrons circulem por um condutor, necessitamos de uma força. A força que faz os elétrons se deslocarem dentro de um condutor é chamada de força eletromotriz, diferença de potencial, tensão ou voltagem. Por exemplo, a bateria de um automóvel fornece tensão de 12 volts e a tensão que alimenta os circuitos das residências pode ser de 127V ou 220V.
Corrente Elétrica: é o fluxo orientado de elétrons através de um condutor, quando submetido a uma diferença de potencial. Entretanto, para que ocorra o movimento desses elétrons livres é necessário que exista ainda um circuito fechado. Dizemos, então, que a corrente é o fluxo de elétrons através do condutor. A corrente elétrica também é conhecida como amperagem.
          A corrente elétrica representada pela letra “I” é medida em ampères, cujo símbolo é a letra “A”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário