“Um corpo só pode permanecer em movimento se existir uma força atuando sobre ele”
Só que Galileu mostrou que tal teoria estava incorreta, fazendo experimentos mais rigorosos e com maior precisão. Chegou-se a conclusão que Aristóteles não havia considerado o atrito sofrido pelo corpo. Desta forma, refez a teoria que sinteticamente dizia:
“Se um corpo está em repouso ele irá permanecer neste estado até que uma força externa seja aplicada neste corpo”
“Se um corpo está em movimento uniforme este permanecerá em movimento até que uma força mude isso”.
Muitos anos mais tarde Newton ao formular sua teoria sobre as Leis da Mecânica, anunciou sua primeira lei, conhecida como a Lei da Inércia, que baseada nas conclusões de Galileu, dizia:
"Por inércia, um corpo em repouso tende a continuar em repouso"
Ex: por isso que quando uma pessoa está em pé dentro de um ônibus e este “dá uma arrancada” brusca, esta pessoa é jogada para trás, pois tende a permanecer parada.
"Por inércia, um corpo que está se movendo tende a continuar em movimento"
Ex.: um motoqueiro é arremessado de sua moto quando pára repentinamente, pois o motoqueiro permanece em movimento.
Daí se tem a idéia de equilíbrio estático (corpo que está em repouso para um determinado referencial)
Equilíbrio Dinâmico (corpo está em um movimento retilíneo uniforme e na ausência de forças ou as forças que atuam sobre este corpo se anulam).
Para que tenhamos a ideia correta sobre referencial devemos observar que:
Referencial não-Inercial pode ser considerado sempre estático, definido como as estrelas mais distantes da Terra. Pois para qualquer movimento estas estrelas muito distantes irão sempre permanecer paradas. ( Deve-se observar que a Terra nem sempre é um bom referencial, pois para um observador em Marte por exemplo um movimento que na Terra for uma linha reta irá ter um configuração bem diferente, pois deveremos considerar os movimentos de rotação e translação da Terra.) - Assim um Referencial Inercial será um que está em movimento junto ao corpo que é observado.
Na teoria da relatividade estes fatos são de fundamental importância.
Nenhum comentário:
Postar um comentário